Esse é um espaço, para nos levar a refletir sobre autoconhecimento e autotransformação. Autoconhecer-se é descobrir suas forças e suas fraquezas e viver bem com isso. Estar em paz com quem você realmente implica em uma existência pacífica consigo mesmo e seus semelhantes.
05/03/2023
O DESPERTAR ESPIRITUAL
No mundo existiram grandes mestres espirituais a quem respeitamos e admiramos porque alcançaram um elevado estado de consciência e amor pela humanidade. Entretanto, seus ensinamentos encontraram um grave obstáculo para sua propagação: a questão dos seguidores.
Enquanto que os alunos de um cientista se dedicam a investigar e comprovar, os de um artista a criar novas obras de arte colocando em prática o que foi aprendido, aqueles que aceitam uma doutrina espiritual se contentam em converterem-se em simples seguidores: “eu sigo a Jesus de Nazaré e sou Cristão”, “esta pessoa é nosso mestre e vamos venerá-lo e propagar suas ideias”, etc., etc.
Os seguidores sempre se contentam em difundir os ensinamentos, criam igrejas e organizações, porém, salvo em raras exceções, não colocam em prática os ensinamentos recebidos, ficam satisfeitos com armazená-los em sua mente e propagar as ideias. Essa é a grande tragédia que existe no mundo da espiritualidade.
Os seguidores são pessoas que se movem no mundo das crenças e isso os incapacita. Devemos deixar de ser “imitatus” e convertermo-nos em “adeptus”, em pessoas com conhecimento espiritual próprio. Na verdade, isso é a única coisa a qual vale a pena viver.
Se observamos nossa vida, todos somos seguidores em maior ou menor grau, todos temos crenças espirituais e a todos nos faz falta vivenciar no terreno espiritual.
Há duas classes de sabedoria: a doutrina da mente e a doutrina do coração. A doutrina da mente é para aqueles se contentam com as teorias espiritualistas e com as crenças. A doutrina do coração é para aqueles que colocam em prática os ensinamentos que recebem e os vão experimentando em si mesmos.
A doutrina da mente pertence à imensa maioria dos membros das escolas espiritualistas. A doutrina do coração os iniciados e mestres da Fraternidade Universal Branca.
Os simples seguidores são de conceitos variáveis porque seu saber é tão somente do intelecto, algo superficial e sem valor. Esse saber robustece a mente, e a mente é a guarida do desejo: pensa, analisa, tira conclusões e no final se equivoca. A mente jamais poderá chegar a conhecer a Verdade.
Quem pratica a fundo os ensinamentos dados ao mundo pelos grandes Mestres da Humanidade, então os experimenta e desenvolve capacidades espirituais comumente desconhecidas para as pessoas; sempre escutam e levam em consideração a voz do Mestre Interno. A doutrina do coração é a que abre as portas para a verdadeira sabedoria.
De nada serve acreditar ou deixar de acreditar porque o homem somente sabe aquilo que experimenta. Os seguidores são e seguirão sendo pessoas de consciência adormecida, pois nada espiritual pode se desenvolver em seu interior, precisamente devido a esse conformismo com as crenças.
É necessário deixar as crenças e esforçar-se por vivenciar, por experimentar dentro de si mesmos as verdades que transmitiram os grandes Mestres da humanidade, sendo a mais importante de todas a eliminação dos vícios, defeitos e maldades que todo o ser humano leva dentro, pois sem essa eliminação ou morte dos defeitos jamais poderá haver transformação verdadeira em nós.
Fonte:livro "Hercólubus ou Planeta Vermelho"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário