24/06/2026

EXILADOS DE CAPELA, SEGUNDO O ESPIRITISMO: QUANDO CHEGARAM? QUEM SÃO?


O que você sabe sobre os exilados de Capela? Já ouviu falar a respeito?

Essa é uma passagem muito interessante de conhecer se você estuda o Espiritismo.

A Doutrina Espírita nos ensina que, como Espíritos em evolução, somos capazes de habitar diversos planetas e cada um deles possui o plano espiritual que lhe é característico, e assim, só podemos permanecer em um orbe do universo no qual o plano espiritual é compatível com nosso grau evolutivo.

Por isso, espíritos que não mais estavam afinizados com os progressos alcançados pela maioria, foram exilados de Capela, pois retardavam a melhoria do local em que habitavam, foram assim, direcionados à Terra, que também estava iniciando sua evolução, a fim de que pudessem se aprimorar.

Simbolicamente, representam a figura bíblica de Adão e Eva que foram expulsos do paraíso, e foram viver do trabalho e suor de seu próprio esforço.

Quer conhecer um pouco mais sobre os exilados de Capela segundo o Espiritismo?

Então, fique conosco e leia até o final!

Exilados de Capela, segundo o Espiritismo

De acordo com astrônomos, Capela é um sistema estelar quádruplo.

Ele é composto por duas estrelas gigantes amarelas, 12 e 9 vezes maiores do que o Sol, além de outras duas anãs vermelhas, encontradas na Constelação do Cocheiro.

Segundo o Espiritismo, um dos planetas do Sistema de Capela conquistou o máximo de seus ciclos evolutivos há vários milênios.

No entanto, lá habitavam almas rebeldes, que atrapalhavam a evolução dos seres dotados de amor e caridade.

Por conseguinte, os mentores responsáveis por cuidar da ordem e disciplina decidiram encaminhar esses espíritos rebeldes para um planeta mais compatível com suas características espirituais, no caso, o planeta Terra.

Este seria o local ideal onde essas almas seriam capazes de continuar sua evolução, passando por inúmeros desafios proporcionados por um planeta menos evoluído, propício para a sua reforma íntima.

No entanto, para que houvesse esse progresso, seria necessário haver a encarnação destes espíritos em maior grau evolutivo para colaborar com aqueles outros Espíritos menos desenvolvidos que já habitavam a Terra.

Progressão em mundos primitivos

Nosso Mestre Jesus Cristo habitou o plano terreno a fim de mostrar-se como modelo e guia de conduta, bem como para explicitar que os seres aqui encarnados não estavam sós.

Por isso, muitas almas encarnadas sentem grande saudade de ambientes distantes que não conseguem explicar.

Afinal, estamos aqui, mas não somos daqui.

Somos seres espirituais partilhando de experiências carnais a fim de aumentar nosso padrão vibracional.

Vale a pena ressaltar que os mundos também progridem.

Inicialmente primitiva, a Terra evolui para um ambiente de provas e expiações e, em regeneração, caminha para se tornar um planeta de paz nas próximas décadas.

Para isso, gradativamente ocorrem melhorias, até que se atinja o ápice como aconteceu com um dos planetas do Sistema de Capela.

Para isso, contudo, é preciso investirmos na reforma íntima e na aquisição de conhecimento e sentimentos nobres.

Por que os espíritos podem ser exilados?

Refletindo sobre o significado terreno da palavra exílio, podemos compreender que um indivíduo precisa ser exilado quando não se adequa às normas do local em que reside.

Dessa maneira, ele é levado a se mudar de país e viver longe dos seus entes por período determinado, como forma de punição pelo ato insubordinado.

Infelizmente, na Terra, nem todos os exílios são justos e, por isso mesmo, causam inúmeros sofrimentos.

No entanto, o exílio para outro plano espiritual, embora tenha significado idêntico, conta com a Justiça Divina incontestável e está diretamente relacionado com os atos do indivíduo.

Logo, os espíritos podem ser exilados porque, uma vez que permaneçam na ação rebelde, acabam por atrasar outras almas que estão em direção à evolução.

O exílio é uma nova escola ou uma nova oportunidade que o ser ganha para promover a própria melhoria, a fim de poder encontrar-se novamente em seu plano espiritual de origem e desfrutar da merecida evolução.

Quem são os exilados da Capela?

Os exilados da Capela são espíritos que residiam em um plano espiritual com grandes avanços da tecnologia, no entanto, possuíam muitas mazelas morais.

Os primeiros exilados de Capela chegaram antes dos Homo sapiens, em condições bastante precárias, a fim de lapidar-se pouco a pouco.

Eles vieram para impulsionar o desenvolvimento da raça humana.

Outros indivíduos também chegaram, e encontraram seres mais avançados, com menos limitação cerebral.

Eles encarnaram em todas as civilizações do mundo antigo, a fim de desenvolverem suas capacidades emocionais para conquistar a evolução.

Quais foram os povos Exilados de Capela?

Os povos Exilados de Capela chegaram à Terra no período em que aqui habitava o Homo habilis, passando pelo período do Homo ergaster, depois do Homo erectus e, na sequência, do Homo neanderthalensis, até chegarem à era do Homo sapiens.

Eles vieram, a princípio, em condições extremamente primitivas, a fim de alcançarem a evolução.

De certo, é uma maneira bastante dolorosa de evoluir.

No entanto, compreendemos como justa, uma vez que é muito mais cruel esperar que o espírito se desenvolva em condições nas quais sua capacidade emocional não alcança.

Seria o mesmo que pedir a uma criança para preparar um jantar.

Por não ter capacidade física e psíquica para tal tarefa, ela pode se ferir gravemente e ter danos irreversíveis.

Mundo de Regeneração, segundo o espírito Emmanuel

De acordo com Allan Kardec , em O Evangelho Segundo o Espiritismo, (Cap. III, item 5) o mundo de regeneração pode ser compreendido da seguinte maneira:

“(…) mundos de regeneração, nos quais as almas que ainda têm o que expiar, haurem novas forças, repousando das fadigas da luta (…)”

Ou seja, é um mundo no qual espíritos que ainda precisam voltar ao plano terreno para evoluir estão a fim de renovar suas forças.

Nesse lugar, eles têm contato com espíritos mais evoluídos, que dão valiosas lições e os explicam a natureza de seus equívocos para que possam melhorar.

Pluralidade dos mundos habitados

Jesus Cristo nos trouxe o ensinamento da pluralidade dos mundos ao esclarecer que existem várias moradas na casa de Deus.

Essa pluralidade tem como objetivo acolher espíritos em diferentes estágios evolutivos para que eles possam aprimorar-se a fim de conquistarem estadias mais evoluídas.

Podemos citar os mundos inferiores, superiores, de provas e expiações e, por fim, os mundos regeneradores.

Bem como se fez a evolução da raça humana, a ordem citada acima revela a evolução dos mundos.

Afinal, como vimos, os mundos também passam por progressão.

Assim, planetas como a Terra, antes considerados de categoria inferior, passam a ser de provas e expiações e caminham para se tornarem um mundo de regeneração.

Vida em outros planetas, segundo o Espiritismo

De acordo com a Doutrina Espírita, existe vida em outros planetas.

Os espíritos são direcionados para os planetas de acordo com sua evolução, como aconteceu com os espíritos de Capela que foram exilados para a Terra.

Logo, podemos presumir que, se um planeta já não nos oferece condições de evolução, iremos para um planeta mais desenvolvido para continuarmos nosso aprendizado e nossa evolução.

Espíritos que não conseguiram acompanhar a evolução do planeta em que habitavam, serão enviados à aqueles planetas que melhor favorecem sua evolução, para prestarem auxílio, regenerarem-se e transferindo-se para um outro orbe como uma espécie de exílio.

Vale a pena ressaltar que a morte é apenas uma passagem do espírito ao plano espiritual novamente, e não o fim de sua vida. E como Espíritos, podem se transferir de um planeta para outro quando houver necessidade.

Mundo de prova e expiações e o mundo de regeneração

O mundo de provas e expiações é o local no qual o espírito tem a oportunidade de depurar suas falhas e fazer sua reforma íntima.

É um ambiente ainda bastante hostil e que promove muito sofrimento ao ser que nele habita.

Bem como o ensina as lições mais profundas de resignação, fé e caridade, quando existe o desejo latente e a disciplina para evoluir.

Contudo, os espíritos que ainda não conseguem ampliar o suficiente suas virtudes, ao desencarnar, não poderão ser direcionados ao mundo de regeneração. Eles serão transferidos espiritualmente para mundos de vibrações afinizadas com as que eles possuem.

No novo Mundo de Expiação de Provas que irão habitar, poderão se desenvolver e evoluir com outros Espíritos afins.

Provavelmente sentirão muitas saudades daquele mundo que lhes serviu de morada por muitas encarnações e que agora encontra-se um um estágio evolutivo que eles não podem alcançar, por enquanto.

Os exilados de Capela retornaram ao seu planeta de origem após se desenvolverem na Terra e continuaram sua jornada espiritual evolutiva.

No Mundo de Regeneração, o bem sobrepuja o mal e seus habitantes podem agora, desenvolver todo o seu potencial espiritual sem perturbação dos maus, que serão minoria, e terão de se adequarem às novas condições que o planeta alcançou.

Vibração do espírito e os estágios de evolução dos planetas

Cada ser vibra de acordo com suas condições morais e evolutivas.

Essa vibração o direciona ao planeta, que possui o estágio evolutivo mais semelhante, a fim de que ambos possam evoluir juntos.

Dessa maneira, não só os espíritos passam pela evolução: os planetas também estão em constante aprimoramento.

Conclusão

Como pudemos perceber, os exilados de Capela, segundo o Espiritismo, são os espíritos rebeldes que precisam habitar um mundo mais compatível com sua vibração.

Esse processo pode ocasionar sofrimento, mas é primordial para a felicidade futura do espírito, que estará livre das ilusões do ego e das más vibrações.

Por isso, é imprescindível termos ciência da grande oportunidade que é a encarnação e focar em nossa reforma íntima a cada dia.

E então, o que achou do nosso artigo? Você acredita em vida em outros planetas? Conte-nos sua percepção nos comentários.

Fonte: Equipe Conteúdo Espírita.


MENTE EM OPOSIÇÃO À EXPANSÃO E MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA


Para aqueles que procuram um verdadeiro despertar consciente, é importante ficar claro que assim como há uma grande diferença entre Espírito e Alma, também há uma grande diferença entre Consciência e Mente

Na informação que por muito tempo aceitamos como única e verdadeira, dizem-nos que TUDO É MENTE, que todos SOMOS UM. Frase que está como bandeira no Kybalion. Mas nesta matrix holográfica é preciso ter clareza em vários conceitos.

Então é preciso começar a perceber as diferenças óbvias entre uma e outra:

A MENTE é uma camada ou membrana dimensional criada fora de nós para envolver a Consciência e separá-la do seu ambiente.

A mente está programada, é uma parte fundamental da programação. Em vez disso, a consciência é a nossa verdadeira mente superior que a mente programada oculta e opaca e distorce sob profusão de pensamentos e emoções permanentes ou conversa mental que infelizmente acreditamos ser nossos.

Muitos se acham deuses criadores porque nesta Matrix virtual que estamos vivenciando criamos eventos de acordo com nossas crenças e formas de pensamento, mas na verdade são apenas PRODUTO DA MENTE. A mente gera pensamentos, pensamentos geram desejos e estes formam em certa medida a nossa realidade, mas esses pensamentos obedecem a crenças e programação.

No entanto, a ENERGIA para criar essas formas de pensamento é trazida pela Consciência.

A CONSCIÊNCIA CRIA COM INTENÇÃO E VONTADE. A MENTE CARECE DE AMBAS e literalmente SEQUESTRA ou se apropria dessas capacidades da Consciência.

A mente é como uma camada densa que envolve a consciência, congela e seduz-a para manifestar através dela, SUA REALIDADE VIRTUAL.

É somente nesse sentido que TODOS SOMOS UM COM A MENTE, porque carregamos um CONECTOR ou link que nos liga ao INCONSCIENTE COLETIVO. O inconsciente coletivo é a manifestação da Grande Mente, o arquiteto deste universo de matéria física que controla a realidade virtual. "Cria" através de formas de pensamento que nós manifestamos em nossa realidade.

Esta é a GRANDE DIFERENÇA entre a MENTE e a CONSCIÊNCIA, entre o TEMPORÁRIO e o ETERNO, entre os pensamentos, a intenção e a vontade.

Então você entende mais por que PRECISAM DA NOSSA ENERGIA e por que exercem sobre nós programas, contratos, acordos, pactos, coação, manipulação, controle, engano.

Há um ponto que é importante esclarecer. Na verdadeira criação da Fonte original SOMOS TODOS UM com a FONTE, porque fomos emanados fazendo parte da sua Consciência. Em vez disso, dentro desta falsa criação SOMOS UM COM A MENTE e é o que a hierarquia das trevas propõe.

Mesmo quando sabemos que o falso criador colocou SUA MENTE em nós para controle e manipulação, também abrange e faz referência aos programas ou programas instalados na mesma.

Muito se fala sobre poder e controle mental, métodos, vibrações GHz etc. mas tudo o que é "MENTE" significa separação, divisão. A mente busca ofuscar a consciência, porque quer estar acima dela.

Falamos sobre a importância de CALAR A MENTE, de chegar ao silêncio interior porque é um caminho para nos libertarmos de tantas programações. Outro é o conhecimento, auto análise ou autoconhecimento e empoderamento.

Calar a mente é a base do silêncio interior, tudo começa no silêncio e termina no silêncio. Expresso de outra forma ao entrar no silêncio consciente o pensamento cessa. Você está consciente, mas não pensa. Sendo Consciente da consciência surge a quietude interna.

Quando se presta atenção às pausas: pausa entre dois pensamentos, entre as palavras de uma conversa, entre o breve intervalo que traz inspiração e expiração, etc, é quando a Consciência pode se manifestar em nós. Esse é o objetivo, sendo a respiração uma técnica de ajuda para alcançar isso.

Lida Lanças 

¿€`🛡⚔️🎯

SOFRIMENTO


O sofrimento tem um papel ambivalente em nossas vidas, ele pode ser um mestre ou um sinal de alerta.

Por um lado, atravessar períodos difíceis nos molda. A dor, em doses suportáveis, retira o véu da ingenuidade e aumenta nossa percepção sobre a vida. Ela nos torna mais resilientes, aprofunda nossa empatia e nos força a sair de zonas de conforto que, em calmaria, jamais abandonaríamos. Nesse caso, o sofrimento amplia nossa visão de mundo.

Por outro lado, existe um limite importante. Quando o sofrimento se torna excessivo, crônico e desprovido de sentido, ele deixa de ser um instrumento de crescimento e passa a ser um indicador de desequilíbrio.

A dor que não nos transforma, mas nos paralisa ou nos consome, é um sinal claro de que algo em nossa estrutura, em nossas escolhas ou no ambiente em que estamos inseridos, precisa de mudança urgente.

A maturidade não está em suportar o máximo de dor possível, mas em saber distinguir o que nos ensina do que apenas nos esgota. O sofrimento que evolui serve como degrau, o sofrimento que estagna é um convite para mudar de rota.

Transformar dor em sabedoria é um exercício de autoconhecimento. Mas, se a carga estiver pesada demais, não tente carregar tudo sozinho, reconhecer que algo está errado é o primeiro passo para a cura.

Kohen Salomon Ben David 

Reflexão do dia


Você me trouxe a Paz

Você é a Paz

Você me ensinou a amar 

Você é o Amor

Você me faz ser alguém melhor todos os dias 

Porque me faz querer ser como você 

Você abraça a minha alma e a beija e não somente os meus lábios

Você alcança as minhas profundidades que nem eu conhecia 

Você me ouve, me entende, me compreende

És tão atencioso, tão carinhoso 

Me diz todas as palavras que há nesse mundo com um único olhar

Você me leva às alturas e eu não quero nunca mais sair de lá 

Quero viver no seu mundo 

E fazer dos seus braços a minha casa

Você é muito melhor que eu pudesse imaginar 

És um presente dos céus que Deus escolheu a dedo pra mim 

Meu coração pertence à você 

Meu corpo, minha mente, minha alma não saberiam o que é viver em pleno amor, se não fosse com você...

Meu anjo, meu protetor

Obrigada!!!

Você me faz me sentir renovada e abençoada!

Quero cuidar de você como você cuida tão bem de mim. 

Autora Thaís Fernanda

Mais um dia de luz para vivermos em paz


Ao despertar, uma mensagem ecoou em meu coração sobre as palavras de Jesus:

"Quando alguém te bater, não revide; oferece a outra face."

Hoje compreendo que oferecer a outra face não significa aceitar a violência ou a injustiça. Significa não permitir que a agressividade do outro roube a nossa paz.

É responder com consciência, e não com o impulso.

É a mesma orientação que tantas vezes compartilhamos: não ajam no primeiro impulso.

Quando alguém tenta nos desestabilizar, somos convidados a escolher a serenidade. 

A verdadeira força não está em revidar, mas em permanecer em paz, sem alimentar a guerra.

Certa vez ouvi que, no plano sutil, os soldados da luz são treinados para enfrentar qualquer batalha com amor no coração. Mesmo diante daquele que se coloca como adversário, eles reconhecem um irmão em aprendizado.

Viemos da mesma Fonte. Temos o mesmo Pai.

A paz não é a ausência de batalhas.

A paz é a presença da consciência enquanto a batalha acontece.

Quem oferece a outra face não está se rendendo ao mal; está impedindo que o mal encontre morada dentro de si.

É assim que a luz vence: não destruindo a escuridão, mas iluminando-a.

Que hoje sejamos luz onde houver sombra, serenidade onde houver pressa, e amor onde ainda existir medo.

A paz é a maior demonstração de força que um espírito desperto pode oferecer ao mundo.

Que hoje possamos caminhar com firmeza e mansidão, protegendo o coração sem perder a compaixão, escolhendo a paz em vez da reação, o amor em vez do conflito e a consciência em vez do impulso.

Que a luz nos conduza e que a paz seja a nossa resposta. 

Espaço CAC 

Campo de Ativação da Consciência

Fátima Sansone 

23/06/2026

Ânimo


Todas as vezes que o desânimo bater, se lembre daqueles que já passaram por essa terra e ainda voltam para te ajudar a sobreviver aos males e dores da vida.

Lembre-se dos pretos velhos, humildes e capazes de estender as mãos a qualquer pessoa que precise de ajuda para se reerguer.✨

Lembre-se de que a vida é muito maior do que as suas dores e que tudo passa, mas o sagrado é eterno. Entregue e confie!






QUANDO AS EMOÇÕES SÃO REPRIMIDAS DURANTE ANOS


A pessoa vai perdendo gradualmente a ligação com elas.  

Pode sentir uma tensão difusa, um peso interior, mas sem reconhecer exatamente o que se passa. Nesses casos, a simples observação da emoção — como se faz na prática da Presença — torna‑se quase impossível. Só conseguimos observar aquilo que, pelo menos em parte, conseguimos sentir. Mas se a emoção foi profundamente empurrada para dentro, fica como que escondida sob uma espessa camada de entorpecimento habitual.  

Então, o primeiro passo não é uma observação interior refinada, mas sim dar vazão à energia que ficou retida por demasiado tempo.  

Isso não é dramatizar nem descarregar a dor sobre os outros: é permitir‑se, de forma suave e consciente, que o corpo faça o que deixou de fazer há anos. Bater numa almofada, gritar em privado, deixar o corpo mover‑se livremente — tudo isto ajuda a abrir camadas antes inatingíveis.  

Mas é fundamental lembrar: expressar não liberta se faltar consciência. Sem Presença, a emoção voltará a surgir vezes sem conta, porque os pensamentos continuarão a alimentá‑la.  

A emoção e o pensamento formam um ciclo fechado: a emoção gera pensamentos, e os pensamentos intensificam a emoção.  

(Crenças ➜ pensamentos ➜ emoções)  

Se alguém simplesmente extravasar a raiva, mas não perceber como a mente cria constantemente histórias que a alimentam, pode passar anos a “trabalhar” sobre o mesmo assunto sem avançar um passo sequer.  

Por isso, expressar‑se é apenas preparação, não o objetivo final.  

Quando a energia se eleva, o essencial é ser‑se testemunha, e não participante.  

Sentir o calor, a densidade, a vibração e, ao mesmo tempo, saber: “Isto é energia, não sou Eu”.  

Nesse instante, a emoção deixa de ser uma história pessoal e torna‑se apenas um movimento que acontece no corpo.  

E algo surpreendente acontece: se permitir que ela exista por completo, sem resistência, pode transformar‑se subitamente. A raiva torna‑se força pura, o medo transforma‑se em clareza e a tristeza ganha profundidade.  

Por vezes, depois de expressar uma emoção, surge uma vaga intensa de energia. Não é um acesso de agressividade, mas sim força vital libertada — que antes estava apertada em nós. Essa energia pode ser direcionada para a ação: movimento, criação, organização, construção.  

Mas se agir levado por um resto de irritação, acaba por poluir o espaço — tanto fisicamente como energeticamente. Por isso, a ação deve nascer da Presença, não de tensões residuais.  

Com o tempo, à medida que a Presença se fortalece, surge a escolha: quando a emoção sobe, sente‑se se é necessário expressá‑la ou se ela pode simplesmente dissolver‑se na Atenção Pura.  

Às vezes basta observar, e a energia transforma‑se sem necessidade de qualquer manifestação exterior. Noutras alturas, o próprio corpo indica que precisa de se mover.  

O principal é não reprimir.  

Reprimir faz adoecer — tanto emocional como fisicamente.  

Mas também não se deixe absorver pela emoção, nem se confunda com ela.  

Este é o caminho da maturidade: permitir que a energia exista, mas permanecer Aquele que a Observa.  

Eckhart Tolle  

22/06/2026

TEORIA DO CAOS


A Teoria do Caos ensina-nos algo profundo: não existem gestos insignificantes. Quando uma borboleta move as asas algures no mundo, pode desencadear uma tempestade do outro lado do planeta. A vida funciona exatamente assim. Os momentos que parecem frágeis guardam em si uma força invisível. Uma decisão. Um diálogo. Um gesto de bravura. Um instante de ternura. Podem parecer detalhes hoje, mas têm o poder de ressoar ao longo de gerações.

Há dias em que sentimos que somos demasiado pequenos para fazer diferença. Que as nossas palavras se perdem no vazio e que os nossos gestos não deixam marca. Mas a realidade é outra: cada intenção que lançamos ao mundo gera consequências. 

O afeto que ofereces pode sarar dores que nunca imaginaste. Até a tua escolha de resistir nos dias mais difíceis pode, um dia, ser o motivo que dá a alguém coragem para não desistir.

Por isso é que as tuas escolhas têm peso. Não porque possas dominar tudo o que acontece, mas porque nunca saberás até onde vai o alcance da tua presença. O universo tece-se de encontros, de instantes, de energias que se tocam de maneiras que escapam à nossa compreensão.

Então escolhe com intenção.

Escolhe com coração.

Porque mesmo a luz mais ténue viaja mais longe do que a escuridão alguma vez imaginou.

🤍

@DeusasdoSagradoFeminino



De Volta Ao Caminho


Durante esse período de intensa energia, pode haver momentos em que você tropeça, sai do seu padrão, se desvia do seu caminho... 

Sabe de uma coisa? Isso vai acontecer! 

Você sabe por quê?! Porque você é humano! 

Existe uma razão muito específica para você ter escolhido estar aqui agora, neste tempo e espaço.... Sim, tenho certeza de que você gostaria de ser perfeito o tempo todo, seguir os exemplos do Universo à risca e ser maravilhoso. 

É uma bela aspiração,porém, isso pode não acontecer sempre!

A melhor coisa que você pode fazer por Si mesmo,é perceber quando se desviou do caminho e libertar-se de tudo que o afastou e voltar ao seu caminho original!

Sem ressentimentos. 

Este não é o momento para se culpar...

 Este é o momento de celebrar o quão longe você chegou!

 O Universo está celebrando com você!

~O Criador

Por Jennifer Farley


VEJO VIDA ASSIM - REFLEXOES DO INVERNO


Quando você acerta, celebra. Quando erra, corrige.

Pode parecer simples, mas essa compreensão contém uma profunda sabedoria. Vivemos em uma sociedade que nos ensina a ter medo do erro. Muitas pessoas carregam culpas antigas, arrependimentos e cobranças, como se a evolução espiritual significasse nunca falhar.

Mas a natureza nos ensina algo diferente. Nenhuma árvore cresce perfeitamente reta. Nenhum rio segue um caminho sem curvas. Nenhuma estação permanece para sempre.

Tudo aprende, se transforma e continua. Na visão do Xamanismo Universal, não estamos aqui para sermos perfeitos. Estamos aqui para viver, experimentar, aprender e crescer.

Ao longo da minha caminhada, percebi também outra armadilha.

Muitas pessoas procuram um mestre, um xamã, um mentor ou um instrutor espiritual esperando encontrar alguém perfeito. Alguém acima dos erros humanos. Alguém que nunca se engana, nunca sofre, nunca vacila.

Mas a verdadeira sabedoria não nasce da perfeição.Ela nasce da consciência. Eu costumo dizer aos meus alunos que a perfeição é como a linha do horizonte. Caminhamos em sua direção durante toda a vida, mas ela continua sempre adiante.

Quanto mais avançamos, mais percebemos que a perfeição absoluta pertence ao Mistério, não ao ser humano. Por isso, em vez de perseguir a perfeição, prefiro dedicar minha energia àquilo que chamo de:

A Excelência da Imperfeição.

A excelência da imperfeição não significa acomodação e nem fazer qualquer coisa. Significa buscar fazer o melhor possível com o nível de consciência que possuímos hoje.

Significa reconhecer os erros sem sermos destruídos por eles, aprender sem perder a humildade, corrigir sem perder a coragem, amar sem exigir perfeição de nós mesmos ou dos outros.

Quando acertamos, celebramos e agradecemos. Quando erramos, observamos, compreendemos e corrigimos a direção. O erro não é um castigo. O erro é um professor.

Cada dificuldade traz uma lição. Cada queda pode revelar uma força que ainda não conhecíamos. Cada desafio pode nos tornar mais conscientes, mais humildes e mais humanos.

O importante não é nunca errar. O importante é não permanecer preso ao erro. Aprender é despertar. Corrigir é ter coragem.Reparar é honrar a vida. Amar é recordar quem realmente somos.

Que possamos celebrar nossos acertos sem orgulho excessivo.

Que possamos reconhecer nossos erros sem culpa desnecessária e que possamos caminhar pela grande roda da vida com humildade para aprender, coragem para corrigir e amor para recomeçar.

🦅 Não estamos aqui para não errar. Estamos aqui para aprender, corrigir, reparar e amar. E talvez a verdadeira maestria não esteja em alcançar a perfeição. Talvez ela esteja em viver com consciência, buscando diariamente a excelência da imperfeição.

Por Todas as Nossas Relações.

Léo Artese

Xamanismo Universal

21/06/2026

Domingo de Reflexão


Enquanto você tiver a ideia de influenciar os acontecimentos, a libertação não é para você. A própria noção de ser o agente, de ser uma causa, é uma forma de escravidão. - Sri Nisargadatta Maharaj 

No entendimento não-dual, o sofrimento não nasce dos acontecimentos em si, mas da arrogância sutil do ego em acreditar que é ele quem opera, escolhe e direciona a vida.

### A Anatomia da Escravidão Espiritual

Para Maharaj, a mente adora a ilusão do controle porque ela valida a existência do próprio pensador. Quando nos identificamos como o "agente" (*doer*), caímos imediatamente em um ciclo aprisionador:

 * **Orgulho e Culpa:** Se a engrenagem funciona como "eu" quero, o ego se infla; se falha, a culpa e a frustração o esmagam. Ambas as reações fortalecem a falsa identidade.

 * **O Erro de Perspectiva:** Tentar influenciar os acontecimentos pressupõe que você está *fora* deles. É como uma onda acreditar que precisa controlar o oceano.

### A Liberdade no Puro Testemunhar

Quando Nisargadatta diz que a libertação não é para quem quer influenciar, ele está apontando para o colapso total da intenção pessoal.

Tudo o que acontece — o movimento do corpo, o surgimento dos pensamentos, as batidas do coração e as voltas que o mundo dá — faz parte de um funcionamento global e espontâneo da Consciência.

> *"As coisas acontecem como acontecem, mas nós criamos um 'eu' a quem as coisas supostamente acontecem."*

Ao abandonar a pretensão de ser a causa, a necessidade de manipular o fluxo da vida desaparece. Não há mais ninguém para ser escravizado, e o que resta é o silêncio do Ser absoluto, intocado pelas circunstâncias.

Hikari Sama

PARQUES INFANTIS DA DUALIDADE


Existe uma camada de personalidade que cobre

os anseios mais profundos da alma humana,

e nela, os anseios da alma caem

como gotas de orvalho para serem saboreadas pelo

eu desperto, algumas aprofundadas

e outras descartadas.

Isso ocorre até que chegue o momento

que faça o eu saber que está faminto

por aquela água sagrada,

e que precisa de mais do que gotas de orvalho.

Precisa da Água viva do divino,

que é a única coisa que pode saciar

a sua sede.

Então, abandona seus brinquedos que antes

proporcionavam tanto prazer,

pois já não atraem da mesma forma.

Abandona-os para buscar a única vocação verdadeira

que pode acabar com a fome e a sede de experiência,

pois é o propósito da própria vida.

Quando esse momento é alcançado,

há apenas uma Voz que se ouve,

um Coração pelo qual o próprio coração bate,

e uma Vontade que é aquela que chama para casa.

Deixa-se para trás os campos de atuação da dualidade

e chega-se, então, aos portões do Céu.

Tal é a jornada da alma humana.

Seu caminho é verdadeiro e seu destino

está predestinado.

GurujiMa

https://lightomega.org

Tradução: Regina Drumond - reginamadrumond@yahoo.com.br

Para onde vão suas vibrações de amor?


"Certa vez Chico Xavier em desdobramento numa visita ao Plano Espiritual com Emmanuel viu milhões de bolinhas coloridas nas mais diversas cores subindo e perguntou a Emmanuel:

- O que é esta maravilha Emmanuel?

Emmanuel fala a Chico:

- São as Vibrações de Amor de milhões de Encarnados que estão realizando Preces e Vibrando Amor por todos os necessitados.

Chico responde:

-Sempre pensei que as vibrações viessem do Plano Espiritual para os Encarnados!

Emmanuel: - Não Chico, onde houver alguém ligado em preces, manda pra cá as vibrações de Amor que são armazenadas em jarros especiais para beneficiarem ao irmãos necessitados que chegam ao Plano Maior em difíceis condições e também são direcionadas aos nossos irmãos encarnados que passam por provações".

Portanto lembrem-se de que suas vibrações de amor ajudam neste instante em diferentes regiões do Universo.

Espalhem amor! 💚

Sejam amor! 💙

Pensamentos de André Luiz