15/07/2023

Ser UM é bem diferente de ser O


Nesses dias estava refletindo bastante sobre um tema que não é tão falado por aí, muito menos aprofundado, porque ele acaba ferindo profundamente o EGO das pessoas, talvez seja por isso que não é frequentemente abordado, a AUTOIMPORTÂNCIA.

O que vem a ser essa autoimportância? É aquele comportamento típico de pessoas muito orgulhosas, que acham que são importantes demais naquilo que fazem, que ninguém faz o que elas fazem sem que fique bom do mesmo jeito, são aquelas pessoas que às vezes chegam a se “descabelar” porque ficaram doentes e tiveram que se ausentar do trabalho por esse motivo, são aquelas pessoas que acham que as coisas tem que ser feitas apenas do jeito delas e se os outros tentarem fazer de outra maneira não vai dar certo etc. etc.

Você conhece alguém com essas características? Eu conheço várias, e vou lhe dizer uma coisa, elas sofrem pra caramba, muitas vezes não são felizes de verdade e o pior, acabam adoecendo com muita facilidade e depois ficam culpando Deus e o mundo pelas suas doenças.

Então estou escrevendo esse texto com esse objetivo, para lhe dizer que você é apenas UMA pessoa, e a não A pessoa, a salvadora da pátria que precisa fazer um monte de coisas ao mesmo tempo e que sem você, o mundo vai acabar, rsrsrsrs!

Gosto até de brincar com as palavras do filósofo Mario Sergio Cortella.

“Vou falar agora uma coisa impressionante. Calma! Fique tranquilo! Sabe o que é? Você vai morrer! E eu também! Já pensou?”.

Ele sempre fala essas palavras rindo! Eu acho isso tão bonito sabe? Pois é! Você vai morrer, já pensou nisso? E você sabia também que se você ficar achando que é importante demais e aquilo que você faz jamais será feito bem por outra pessoa que lhe substitua, sinto lhe dizer meu amigo, você vai morrer mais cedo ainda, você vai abreviar a sua vida na Terra. É isso que você quer?

Esse é um texto bem simples, mas ele é quase um tratamento de choque para as pessoas que têm esse problema. Parece que eu estou é vendo as pessoas do outro lado da tela. Para quem compreende que a autoimportância é algo que não precisa de exageros, esse texto é lido e compreendido bem facilmente, mas para quem tem isso, vixe! Elas começam logo com essa frase: “Não é bem assim não! Ele tá exagerando…”.

Estou exagerando? Será que estou?

Enfim, nunca esqueça!

Ser UM é bem diferente de ser O…

Isaias Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário