Quando seu movimento físico é limitado, isso pode causar sofrimento psicológico e o sofrimento psicológico pode, em retorno, piorar a dor. Suas crenças pessoais de saúde e estratégias de enfrentamento podem influenciar tanto seu nível de sofrimento, quanto o curso da dor. Por exemplo, se você é propenso à ansiedade, espera o pior e tem um pensamento catastrófico, isso pode piorar ainda mais a dor. Isso porque essas vulnerabilidades psicológicas podem mudar seu cérebro e intensificar a dor.
Muitas vezes, se você tem essas atitudes psicológicas pré-existentes, também tem anormalidades na regulação da química do cérebro (particularmente dopamina), e as funções cerebrais usuais no controle emocional, ansiedade e atenção também são interrompidas. Como resultado, você não pode controlar sua aflição / fica ansioso / espera o pior / e não pode se concentrar em mais nada. A dor se torna consumidora.
Mas não são apenas atitudes pré-existentes que pioram as dores nas costas. A dor em si pode religar seu cérebro. Quando a dor ocorre pela primeira vez, ela afeta seus circuitos cerebrais de sensibilidade à dor. Mas quando a dor dura, a atividade cerebral relacionada se distancia dos circuitos de “dor” para os circuitos que processam as emoções. É por isso que as emoções, como a ansiedade, geralmente ocupam um lugar central na dor lombar crônica. E é por isso que o controle emocional se torna muito mais difícil.
O que você pode fazer para domar a dor nas costas crônica
Felizmente, algumas terapias psicológicas podem ser realmente úteis com dores nas costas. Eles ajudam a diminuir as vulnerabilidades psicológicas pré-existentes, mudam a forma como você percebe a dor e também aliviam os fatores psicológicos (como ansiedade e antecipação) que mantêm sua dor.
Mas não é simplesmente "mente sobre a matéria"
Portanto, embora esteja claro que a dor lombar pode estar "na sua cabeça", isso não significa que você precise banalizá-la. Nesta época, "mente sobre a matéria" faz pouco sentido. "Mente" inclui "matéria", especialmente quando você considera que a "matéria" física do cérebro desempenha um papel importante nas mudanças de mentalidade. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de mudanças no cérebro relacionadas à dor lombar. Nessa medida, mudar sua mentalidade e biologia cerebral pode ajudar seu cérebro - e diminuir sua dor.
Dr FelipeFigueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário