Engana-se quem acredita que tem o poder de escolher o que sentir. Nossas emoções são um universo que existe independente de nossas escolhas. Por vezes, sentimos coisas que não gostaríamos de sentir. Temos sentimentos e sensações que não gostaríamos de ter. Isso, é um processo NATURAL.
No entanto, isso não significa que não podemos ESCOLHER o que fazer com essas emoções. Não é algo fácil, nem automático. Para conseguirmos administrar o que sentimos de maneira funcional é preciso, antes de tudo, mantermos um relacionamento muito, muito ÍNTIMO com o nosso EU. Precisamos conhecê -lo, entendê -lo, para nos tornarmos verdadeiramente donos de nós mesmos. Caso contrário, seremos apenas um caminhão desgovernado de emoções a nos atropelarmos a todo instante.
Para quem deseja ter esse autocontrole, sugiro que coloque em primeiro lugar o autoconhecimento como parte de suas atividades diárias. É algo que APRENDEMOS a fazer. Nascemos dotados dessa capacidade, mas para desenvolvê-la dezenas de fatores estão envolvidos. Dentre eles, o tipo de educação que recebemos. E, outro, é termos consciência do q queremos e do que podemos SER. .
Mas, AVISO… Ainda assim, teremos momentos e emoções que nos desafiarão. Continuar tentando administra-los da melhor forma possível, é o mais importante!
MC
Isso é bem verdade caro Mago.
ResponderExcluirSuave semana.
Saudações Lucia.
ExcluirGratidão
Abraço.