Se você está sentindo uma tensão em seu relacionamento, a ansiedade pode estar desempenhando um papel.
Primeiramente, há uma abundância de informações sobre como a ansiedade afeta nossa saúde – mental, emocional e fisicamente. Você já considerou o impacto que a ansiedade pode ter na saúde do seu relacionamento?
Para muitas pessoas, apenas o pensamento de estar em um relacionamento pode provocar stress. Assim, já no início do relacionamento, podem aparecer preocupações infinitas como: “Será que ele(a) realmente gosta de mim?”, “Será que este relacionamento é sério e vai durar?”.
A ansiedade é uma emoção normal, e que na quantidade certa, tem a função de acelerar a busca pelo crescimento pessoal, ou seja, nem sempre representa um quadro clínico. Do mesmo modo, a ansiedade é também um recurso biológico necessário e uma reação natural do corpo para se agir perante ameaças reais, uma vez que o problema é encarado antecipadamente.
Quais podem ser as causas de ansiedade nos relacionamentos afetivos?
Se apaixonar pode ser um desafio, pois surgem situações inesperadas e incontroláveis. E quanto mais você valoriza alguém, maior pode se tornar o sentimento de medo de perder a pessoa e ser ferido(a). De fato, ironicamente, esse medo muitas vezes surge quando você está recebendo exatamente o que queria, quando experimenta o amor que nunca teve.
Uma das principais causas de ansiedade nos relacionamentos é o medo. “Pode ser medo de abandono, de rejeição, de deixar de ser amado(a) pelo(a) outro(a), de não ter um relacionamento do jeito que gostaria ou pensar que está perdendo tempo com uma única pessoa”, explicam.
A saber, à medida que duas pessoas entram em um relacionamento, não são apenas as coisas que acontecem entre esse casal que os deixam ansiosos, mas como cada um percebe e sente o que está acontecendo. Às vezes temos uma “voz interior” que pode alimentar medos de manter relacionamentos íntimos. Pensamentos como: “Você não pode confiar em ninguém”, “Ele(a) realmente não te ama”, “Saia antes de se machucar.”
Essa “voz”, cria uma luta interior e com quem está próximo. Além disso, esses pensamentos negativos podem diminuir drasticamente a autoestima, aumentando a desconfiança, criando uma atitude defensiva, ciúmes e ansiedade. Basicamente, alimentando os pensamentos automáticos negativos que impedem a felicidade e contribuem para a preocupação excessiva com o relacionamento, ao invés de apenas aproveitar.
Fonte: institutodoser.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário