As sementes que plantamos hoje, vão gerar frutos, ás vezes muitos anos depois. Sementes positivas ou negativas, através das impressões que deixamos com nossas ações.
Por onde quer que você passe, está deixando um rastro, queira você ou não, esse rastro fica impregnado no ambiente, nas pessoas e nas relações.
A cada pessoa que cruza seu caminho você deixa uma marca, que pode ser extremamente valorosa ou altamente destrutiva.
Ao se posicionar, é importante deixar claro o que você pensa sem nunca ofender ou humilhar os demais, é importante ser gentil nos pequenos detalhes. Valorizar os acertos e dar feedback sobre os erros falando da situação, nunca da pessoa.
Hoje, as portas podem estar abertas a você e tudo pode estar correndo bem, mas nas voltas do mundo, você pode estar na situação oposta e precisar justamente das pessoas nas quais deixou uma marca negativa.
Não existe ninguém que possa viver sozinho ou se manter no alto em todas as impermanências da vida. Tudo muda o tempo todo, então é tão importante cultivar as amizades, os contatos e as pessoas, talvez as que você tenha mais dificuldade. Não significa conviver com elas, significar tratar bem apesar das diferenças.
Parece óbvio, mas não é assim. As pessoas “se queimam” em atitudes simples e triviais: nos olhares, nas expressões faciais, nas conclusões precipitadas, na falta de retorno, na falta de compromisso, na pressa do dia a dia, na valorização equivocada e em tantos outros desafios que a vida nos impõe no relacionamento interpessoal.
Mas no final, todas as situações passam pela forma como você se relaciona e como se posiciona.
Qual o rastro você está deixando por onde passa?
Tudo o que você faz hoje, traz um repercussão no futuro, nas situações que você menos imagina.
Valorize cada situação, cada encontro, cada parceria, cada pessoa numa equipe de trabalho, cada oponente, cada desafeto e saiba que você está deixando sua marca por todos lugares onde passa e em todas as pessoas com quem cruza!
Manuela Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário