Provavelmente você já deve ter ouvido falar no efeito borboleta, certo? Algumas expressões famosas e até um filme norte-americano representam muito bem essa teoria, que tem uma estreita relação com a ciência. Pode até não parecer, mas o efeito borboleta pode ter influência em nossa vida cotidiana.
Podemos dizer que se trata de um conceito bastante usado na conhecida Teoria do Caos, dos anos 1960, para fazer menção a uma das características mais comuns dos sistemas em que o caos reina absoluto: a sensibilidade nas condições iniciais de todo processo.
Traduzindo para uma linguagem mais clara, o efeito borboleta tem relação com os erros ou mudanças, mesmo que sejam pequenos, que acontecem no início de todo processo em determinadas áreas do conhecimento e acabam modificando o resultado final, causando efeitos totalmente desproporcionais e inesperados.
O efeito borboleta exerce forte influência nas áreas da matemática, física, biologia e até na psicologia. O fato é que esse importante conceito pode ser observado em todo sistema natural, desde que esse seja complexo e ao mesmo tempo dinâmico.
Por mais que não possa parecer, o efeito borboleta nos leva a fazer uma reflexão sobre tudo que acontece em nosso cotidiano. E histórias para ilustrar isso é o que não faltam. Muitas vezes, pequenos atrasos no dia a dia, por mais que nos chateiem, podem nos livrar de acidentes ou fatalidades que poderiam ter acontecido conosco se não tivéssemos atrasado. O nosso mindset fica muito mais evidente.
Situações desse tipo podem acontecer com todas as pessoas ao redor do mundo e a qualquer momento. Muitas vezes, as nossas escolhas podem ter um forte impacto, seja positivo ou negativo, em nosso cotidiano e até na vida de quem convive conosco. Toda situação, por mais desagradável e estressante que seja naquele momento, sempre vai ter um lado positivo no qual podemos se beneficiar posteriormente.
Além das questões mencionadas acima, o efeito borboleta também nos leva a refletir sobre as nossas escolhas, de pensarmos mais na coletividade e no bem comum, bem como no meio ambiente. Quanto menos as nossas escolhas impactarem negativamente na vida de outra pessoa e na natureza, todos sairão ganhando. Isso é um fato inquestionável. Ter resiliência na vida é primordial.
Pensar de forma mais racional e agir com mais consciência, pode ser bem mais benéfico ao sistema que todos nós fazemos parte. Vale dizer que toda escolha tem suas consequências, sejam boas ou ruins. E cabe a nós, seres humanos, procurar entender os efeitos que as nossas escolhas têm em nossa vida pessoal ou profissional e, claro, para toda a sociedade.
O efeito borboleta pode nos levar a estabelecer uma séria reflexão sobre o real impacto de todas as nossas ações no dia a dia. Com certeza, podemos evitar diversas ações que prejudicam o mundo e o meio ambiente como um todo. Tomemos como exemplo a poluição ambiental: se cada ser humano, desde cedo, fizer a sua parte com ações que ajudam na preservação da natureza, todo o mundo sai ganhando.
Coleta seletiva dentro de casa, uso de uma menor quantidade de embalagens plásticas, descarte do lixo em locais adequados, dentre outras medidas, são excelentes atitudes para se fazer no dia a dia. O meio ambiente agradece e nos presenteia com todos os seus recursos naturais. E esse presente, até mesmo as nossas gerações futuras, podem desfrutar. Pense nisso!
Fonte: ibnd.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário