02/04/2025

Eu Vejo Você - O código do Coração


A expressão Ubuntu Umuntu ngumuntu nagabantu nos diz que uma pessoa só se torna uma pessoa por causa das demais pessoas que existem em suas vidas. Cada ser no Universo faz com que cada um seja quem é. Só existimos por causa uns dos outros, lembrar disso nos tira do egocentrismo e nos conecta a realidade de que o outro também existe e é importante para o seu desenvolvimento pessoal.

Na tradição dos Maias, há uma saudação muito conhecida. É a lei In Lak’ech Ala K’in, que significa eu sou o outro você ou eu sou você, e você é eu. Esta saudação Maia é uma honra para o outro. É uma afirmação de união e de unidade.

A tradição de Lakota acredita que todos os seres possuem um espírito e estamos todos ligados com a Fonte de Vida do Universo. Cada partícula de nosso ser e de todos os Seres pertencem Wakan Tanka o Grande Espírito. Aho Mitakuye Oyasin quer dizer: Por entenderem que Deus está presente em toda a vida e somos todos uma única família, honro Todas as Nossas Relações.

Sawubona quer dizer: Eu te vejo, te respeito e te valorizo. Você é importante para mim. 

Culturas diferentes em continentes bem distintos mas com um mesmo aprendizado. O Respeito ao outro e a toda a Criação Divina. 

O outro é o espelho de sua própria existência. Entender e compreender essa verdade nos mostra o quão importante é o seu semelhante nesse processo individual de cada um de nós. 

Ter a capacidade de enxergar, respeitar e valorizar a luz e as qualidades que existem em cada ser nos revela a essência de nossas próprias almas. Se queremos ser reconhecidos pelas nossas capacidades, pelas nossas qualidades e valores, devemos desenvolver a capacidade de enxergar nos demais tudo aquilo que queremos que vejam em nós mesmos. Somos seres únicos, mas só somos o que somos por conta de todos que estão em nossa volta e por conta de nossa ancestralidade. Veja a sua imagem e semelhança nos olhos de todos aqueles que estão ao seu redor. Aprenda a aceita-los com suas qualidades, diferenças e defeitos. Ver o outro significa voltar a sua atenção ao outro e permitir descobrir as suas necessidades, enxergar os seus medos e incertezas, reconhecer seus defeitos e aceita-los como são, pois são partes essenciais de você mesmo.

Eu Agradeço ao Criador por cada uma das minhas Relações e por isso digo:

Sawubona, Umuntu ngumuntu nagabantu, In Lak’eck Aka K’in e Mitakuye Oyasin .

Eduardo Osvaldo - Águia Branca.**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escoliose na visão metafísica

O termo escoliose é indicativo de curvatura lateral da coluna. Trata-se de deformidades que podem ser estruturais ou temporárias. As deformi...