28/04/2024

AMBIVALÊNCIA


A ambivalência é a ambiguidade em nossos sentimentos. A mescla de amor e ódio que sentimos por um familiar é exemplo de ambivalência. Se este familiar falece, muitas vezes nos sentimos culpados, por termos lhe desejado a morte (ainda que inconscientemente, ainda que figurativamente). Processos como o sentimento de culpa e o luto podem decorrer da ambiguidade.

Como entender a ambivalência

Um jeito mais simples de esclarecer o significado de ambivalência é te fazendo pensar em pessoas que despertam tanto o seu amor quanto o seu ódio.

Será que odiar excessivamente uma pessoa, a ponto de pensar nela quase o tempo inteiro, não seria uma situação de afeto que se assemelharia ao amor? O que teria essa pessoa para merecer tanta atenção? O que existe nessa pessoa que apreende você? Será que é uma porção de você mesmo(a), que você está querendo rechaçar?

Praticamente todas as pessoas já experimentaram esse conflito de sentimentos. O objeto do seu afeto e desafeto pode ser um colega de trabalho, um namorado ou até um professor.

Interessante é que muitas músicas já foram escritas para tratar sobre a ambivalência. Você já deve ter ouvido "Seven Things" da Miley Cyrus. Em boa parte da música, a cantora apresenta coisas que ela odeia em seu namorado, mas termina o refrão afirmando que ela o ama.

Outros exemplos de ambivalência na vida cotidiana incluem:

Uma pessoa pode sentir amor e ódio por um parceiro romântico.

Uma pessoa pode sentir admiração e inveja por um colega de trabalho.

Uma pessoa pode sentir medo e excitação antes de uma apresentação importante.

Assim, quando nós vemos exemplos práticos como esse, percebemos que não é nada difícil entender a ambivalência, não é mesmo?

A ambivalência é um conceito importante que pode nos ajudar a entender melhor nossa própria mente e nossas relações com o mundo ao nosso redor. Ao reconhecer a ambivalência em nós mesmos e nos outros, podemos aprender a lidar com ela de forma mais saudável e construtiva.

Gratidão por estar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESSOAS TÓXICAS

1. Pessoas arrogantes Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempr...