22/06/2026

VEJO VIDA ASSIM - REFLEXOES DO INVERNO


Quando você acerta, celebra. Quando erra, corrige.

Pode parecer simples, mas essa compreensão contém uma profunda sabedoria. Vivemos em uma sociedade que nos ensina a ter medo do erro. Muitas pessoas carregam culpas antigas, arrependimentos e cobranças, como se a evolução espiritual significasse nunca falhar.

Mas a natureza nos ensina algo diferente. Nenhuma árvore cresce perfeitamente reta. Nenhum rio segue um caminho sem curvas. Nenhuma estação permanece para sempre.

Tudo aprende, se transforma e continua. Na visão do Xamanismo Universal, não estamos aqui para sermos perfeitos. Estamos aqui para viver, experimentar, aprender e crescer.

Ao longo da minha caminhada, percebi também outra armadilha.

Muitas pessoas procuram um mestre, um xamã, um mentor ou um instrutor espiritual esperando encontrar alguém perfeito. Alguém acima dos erros humanos. Alguém que nunca se engana, nunca sofre, nunca vacila.

Mas a verdadeira sabedoria não nasce da perfeição.Ela nasce da consciência. Eu costumo dizer aos meus alunos que a perfeição é como a linha do horizonte. Caminhamos em sua direção durante toda a vida, mas ela continua sempre adiante.

Quanto mais avançamos, mais percebemos que a perfeição absoluta pertence ao Mistério, não ao ser humano. Por isso, em vez de perseguir a perfeição, prefiro dedicar minha energia àquilo que chamo de:

A Excelência da Imperfeição.

A excelência da imperfeição não significa acomodação e nem fazer qualquer coisa. Significa buscar fazer o melhor possível com o nível de consciência que possuímos hoje.

Significa reconhecer os erros sem sermos destruídos por eles, aprender sem perder a humildade, corrigir sem perder a coragem, amar sem exigir perfeição de nós mesmos ou dos outros.

Quando acertamos, celebramos e agradecemos. Quando erramos, observamos, compreendemos e corrigimos a direção. O erro não é um castigo. O erro é um professor.

Cada dificuldade traz uma lição. Cada queda pode revelar uma força que ainda não conhecíamos. Cada desafio pode nos tornar mais conscientes, mais humildes e mais humanos.

O importante não é nunca errar. O importante é não permanecer preso ao erro. Aprender é despertar. Corrigir é ter coragem.Reparar é honrar a vida. Amar é recordar quem realmente somos.

Que possamos celebrar nossos acertos sem orgulho excessivo.

Que possamos reconhecer nossos erros sem culpa desnecessária e que possamos caminhar pela grande roda da vida com humildade para aprender, coragem para corrigir e amor para recomeçar.

🦅 Não estamos aqui para não errar. Estamos aqui para aprender, corrigir, reparar e amar. E talvez a verdadeira maestria não esteja em alcançar a perfeição. Talvez ela esteja em viver com consciência, buscando diariamente a excelência da imperfeição.

Por Todas as Nossas Relações.

Léo Artese

Xamanismo Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário