A síndrome de Down é uma doença congênita (inata) determinada pela formação de uma célula-ovo (zigoto) com uma trissomia do cromossomo 21, isto é, no lugar de um par (normal), forma-se um trio. Isso, biologicamente, é decorrente de uma falha na disjunção dos cromossomos na formação das células germinativas - espermatozoide e óvulo - durante a meiose, ou seja, nas gônadas correspondentes - testículos e ovários. Esse tipo de erro genético formador de células com cromossomos e genes anômalos não são incomuns e ocorrem espontaneamente em todas as pessoas. A diferença é na hora da fecundação (formação da célula-ovo pela união do espermatozoide e do óvulo), ocorrer justamente a união de uma célula com o defeito.
Do ponto de vista espírita, nada na Natureza é ao acaso. O momento da fecundação e da gestação é um dos exemplos mais notórios da interferência do Espírito sobre a matéria. O Espírito do reencarnante (futuro bebê), através do seu perispírito seleciona na mãe qual dos milhares de futuros óvulos nos ovários vai se maturar e ser ovulado (liberado) naquele mês. Por outro lado, também por atração magnética do seu perispírito, o espermatozoide mais compatível - dentre milhões que chegam - será selecionado para a fecundação. Dessa forma, todos os "registros" magnéticos sobre o mapa de provas, expiações, e missões gravados no perispírito do reencarnante serão compatíveis com o futuro corpo, já que o código genético, determinador das características físicas e funcionais do futuro corpo, foi selecionado segundo a influência do perispírito (A Gênese, Allan Kardec, cap. XI). É assim que, no caso, é atraída uma célula com um cromossomo 21 a mais, proporcionando uma trissomia na fecundação.
Considerando, dessa maneira, que há uma causa anterior para a criança nascer com Síndrome de Down, será agora quase impossível saber qual é exatamente essa causa, isto é, se é uma prova, uma expiação, uma missão, para ele somente, para os pais também, etc. Alguns livros mencionam histórias esclarecendo algumas causas para isso, como o livro "Castelo das aves feridas", "Sexo e Obsessão" e outros.
De qualquer forma, são aos pais que Deus ofereceu a responsabilidade de educar com muita paciência, carinho e dedicação aquele Espírito imortal que se apresenta com um corpo que não lhe permite expressar todos os pensamentos. Porque Ele confiou nos pais, a criança também espera que eles possam corresponder às suas necessidades evolutivas.
Fonte: Espirito.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário