08/08/2025

PENSE NISSO


"Dedicar a vida à espiritualidade e à meditação exige, antes de mais, destemor. Quem não tem audácia jamais poderá entrar dentro de si. É precisa muita mais coragem para essa viagem interior que para percorrer um trilho selvagem, solitário e desconhecido numa

noite de breu. Porquê? Porque a partir do momento em que o ser humano entra dentro de si próprio, todos os sonhos doces que acalentou em torno da sua pessoa são destruídos e, a certa altura, defronta-se com os pecados mais feios e mais sórdidos, que são justamente aqueles dos quais se julgava totalmente liberto.

Em contrapartida, aquele que se expõe com coragem e percorre os trilhos e os vales obscuros que o habitam interiormente, revisitando, assim, lugares há muito abandonados, acaba por descobrir que inaugurou uma nova vida. Com esse mergulho audacioso na escuridão, inicia uma viagem que, no final, acaba por conduzi-lo à luz. 

Há muitas vidas que buscava a luz, mas ela escapou-lhe sempre enquanto não ousou caminhar na escuridão. A escuridão rodeou a luz e escondeu-a, da mesma forma que um punhado de cinzas oculta uma chispa de fogo. 

A partir do momento em que penetramos a escuridāo, a luz torna-se visível. Por isso vos digo: se querem alcançar a luz não devem temer a escuridão. Quem teme a escuridão jamais alcançará a luz O caminho para a luz passa sempre pelas trevas. Na verdade, a própria ousadia de penetrar a escuridão é transformada em luz no interior. A ousadia vem despertar o que há muito estava adormecido.

Vejo-vos desejosos de chegar ao autoconhecimento, mas também vos vejo com medo de se conhecerem tal como são."

OSHO - (O CAMINHO PERFEITO) «Quando não há nuvens, o céu azul é revelado»


Nenhum comentário:

Postar um comentário