Mais do que uma religião, o budismo é uma filosofia de vida que destaca o caminho da iluminação, a busca pela felicidade, o equilíbrio físico e mental e a vontade de enfrentar as dificuldades na realidade prática.
Nesta nota você poderá conhecer algumas dicas baseadas nos ensinamentos de diferentes Dalai Lama (líder espiritual do budismo tibetano) para começar o dia com sabedoria, harmonia e bem-estar.
Tenha sempre em mente que você se encontra no momento presente, olhe para os erros do passado com aprendizado e compressão e encare o futuro a partir do seu aqui e agora.
1. - Ame a si mesmo para amar os outros: conhecer a si mesmo, amar e respeitar a si mesmo é o primeiro passo para amar os outros e receber energia positiva do seu ambiente.
2. -Não confunda amor com apego: amor no budismo não é sofrer nem suportar nada. Um relacionamento saudável, segundo essa filosofia, está na livre manifestação de amor, criando em vez de destruir, vencendo o ciúme e o ego.
3. - Guie seus desejos: muitos dos problemas que temos se devem à angústia pela insatisfação dos desejos que desejamos. Se você deixar de lado os desejos egoístas, materiais e de apego começará o ano com harmonia interior.
4. - Aceite as mudanças com sabedoria: todas as coisas no Universo estão em constante mudança, sejam pessoas, lugares ou situações. Pegue todas as mudanças como processos naturais e aceite-as para aproveitar de cada um o aprendizado que vem revelar a você.
5. - Conheça as regras e quebre-as quando necessário: se uma lei é injusta, quebre-a. Se o seu bem-estar está em jogo por uma convenção moral, esqueça-a. Se obediência é mesquinha, desobedece. Mas nunca perca de vista seus próprios limites nem prejudique ninguém fazendo isso.
6. - Perdoe sempre: quando não tiver motivos para perdoar, faça por você mesmo, para abalar esse desconforto e impedir que se torne sofrimento.
7. - Todas as derrotas são um aprendizado: assim como você deve receber as mudanças e aprender com elas, cada perda ou fracasso é uma grande oportunidade. Pergunte-se sempre, o que você pode aprender com o que aconteceu com você para seguir em frente.
8. - Apaixone-se pelas raízes, não pelas flores: é necessário que aprenda a diferenciar entre a essência e a aparência das pessoas, pois o que realmente importante está mais escondido e é sempre esse o caminho que você tem que seguir para alcançar a plenitude.
9. - Amar não é precisar: amor não é sofrimento, nem possessão nem paixões transbordadas, é compreensão, acompanhamento e busca conjunta pelo equilíbrio.
10. - Apaixone-se pelo que faz: procure todos os dias fazer o que te motiva e apaixona. Dedique-se a isso com cuidado e, de vez em quando, pergunte-se novamente se você realmente está fazendo algo que deseja.
11. - Mude sua maneira de pensar e mudará sua vida: tudo o que você é e tem ao seu redor é reflexo da sua mente. Se você se propuser mudar sua forma de pensar, verá que os efeitos positivos na sua vida serão imediatos e a energia positiva não sairá do seu lado.
12. - Duvide do estabelecido: questione todas as crenças, tradições e conhecimento, para escolher não o que algumas pessoas acham certo, mas o que a você o guie para a sua própria felicidade.
Obrigado, obrigado, obrigado!
Amo nós
Nós abençoo
Deus conosco e em nós
https://www.youtube.com/watch?v=O-ocdFvVRMg

Nenhum comentário:
Postar um comentário