28/08/2025

Sintomas da Mediunidade


Um espírito roçou o meu rosto, e os pelos do meu corpo se arrepiaram." (VT - Jó - 4:15)

Muitas das vezes somos indagados, quando o dissemos ser espírita de quais os sintomas que podem identificar a Mediunidade, se uma pessoa é médium ou não.

Conforme o texto no Velho Testamento Jó, diante de um Espírito teve os pelos do corpo arrepiados. Além deste (sintoma), ensina Theresinha de Oliveira que: “Eis alguns sinais que, SE NÃO TIVEREM CAUSAS ORGÂNICAS (grifo meu), podem indicar que a pessoa tem facilidade para a percepção de fluidos ou seja, mediunidade".

Sensação de "presenças" invisíveis;

Sono profundo demais, desmaios e síncopes inexplicáveis;

Sensações ou ideias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de choro;

"Ballonement" (sensação de inchar, dilatar) nas mãos, pés ou em todo o corpo, como resultado de desdobramento perispiritual;

Adormecimento ou formigamento nos braços e pernas;

Arrepios como os de frio, tremores, calor, palpitações.

Como ensinou o codificador precisamos, primeiramente, saber o que é a mediunidade.

O que é a Mediunidade?

Toda pessoa que sofre de alguma forma a influência dos Espíritos é, por este motivo, médium, e para isso tem mediunidade. Esta faculdade é inerente ao homem e consequentemente, não é um privilégio exclusivo ser médium ou ter mediunidade Por este motivo, raros são os indivíduos nos quais não se encontram pequenos e simples sinais de mediunidade.

Pode-se, pois, dizer que todas ou quase todas as pessoas são médiuns. No entanto, normalmente, esta qualificação somente se aplica a àqueles nas quais a faculdade mediúnica é nitidamente caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que depende, então, de uma organização mais ou menos sensitiva. É preciso notar, além dos pontos levantados, que esta faculdade não se revela em todo mundo da mesma forma. entenda mais sobre a mediunidade no livro dos Médiuns, Cap. XIV, OS MÉDIUNS, item 159

Após essa elucidação, verificamos que esse termo mediunidade, se aplica somente aos que possuem uma faculdade mediúnica bem caracterizada, que se traduz por efeitos cristalinos de certa intensidade e ostensiva, o que depende de uma organização, ou seja, de uma condição orgânica mais ou menos sensitiva.

Fonte:KARDEC, Livro dos Médiuns

2 comentários: