21/10/2025

Alternativa Quântica para o Envelhecimento – Deepak Chopra


Esqueça tudo o que seus pais, professores e mestres lhe ensinaram. É hora de olhar o mundo de uma nova maneira.

Não existe um mundo objetivo, independente do observador. O mundo tem certas propriedades, mas elas não estão separadas de quem as observa. Tomemos, por exemplo, uma cadeira dobrável – para você, ela é pequena, mas para uma formiga, é gigantesca. Para você, ela é sólida, mas um neutrino passará por ela à velocidade da luz, porque seus átomos são como ilhas dispersas. Ou seja: a "realidade" é como você a percebe – não há nada de absoluto nela.

Nosso corpo é feito de energia e informação. Parece denso, mas a física diz que cada átomo é 99,9999% espaço vazio, e as partículas subatômicas são vórtices de energia vibracional. Todo o Universo – incluindo o seu corpo – é uma imaterialidade pensante. A vida surge quando a informação codificada do DNA é transmitida ao RNA, que entra na célula, de onde – para enzimas que criam proteínas. Esta é uma troca de energia e consciência. Com a idade, esse fluxo diminui, mas pode ser mantido. A energia é atemporal e pode ser gerenciada, direcionada, aumentada ou transformada.

A mente e o corpo são um só. A mente se expressa por meio de pensamentos e moléculas. O medo, por exemplo, é tanto um sentimento quanto uma molécula/adrenalina. Sem emoção não há hormônio, sem hormônio não há sentimento. Seja lá o que você pense, o corpo reage quimicamente. O efeito placebo mostra como apenas a crença de que algo ajuda cria uma mudança bioquímica real. Em outras palavras, se você acredita que não envelhecerá, o corpo começa a seguir essa crença.

A bioquímica do corpo é um produto da consciência. Muitos acreditam que o corpo é uma "máquina sem mente", mas o estresse crônico – um estado de consciência – leva a ataques cardíacos e câncer. Quando você se considera uma pessoa idosa, você envelhece mais rápido. O pensamento "Eu sou tão velho quanto me sinto" é mais profundo do que parece.

Amor, ódio, alegria e repulsa levam a reações bioquímicas radicalmente diferentes. Perder o emprego leva a um declínio na Neurotransmissores, hormônios, sono, e há substâncias completamente diferentes nas lágrimas de tristeza e nas de alegria. Cada célula sabe o que você está pensando. Quando você percebe isso, a ilusão de ser vítima de um "corpo estúpido e sem sentido" desaparece.

Os impulsos da mente dão uma nova forma ao corpo a cada segundo. Enquanto houver novos impulsos, o cérebro e o corpo podem se renovar. Esta é a chave para a juventude – novos conhecimentos, habilidades, perspectivas. Onde você acredita que o corpo está se desintegrando, semeie a fé de que ele está se restaurando.

Apesar da ilusão da individualidade, todos nós fazemos parte da estrutura inteligente do Cosmos. Seu corpo não termina na borda da pele. Você toca uma rosa – isso não é "você contra ela", mas dois campos de energia e informação se encontrando. O universo não é uma ameaça – é o seu Eu expandido. O mundo é o seu corpo em uma forma expandida.

O tempo não é absoluto. A verdadeira base de tudo é a Eternidade. O que chamamos de "tempo" é simplesmente uma expressão quantitativa da Eternidade. A física quântica mostra que o tempo pode avançar, retroceder e até parar. Somente a consciência cria a sensação de tempo.

Cada um de nós vive em uma Realidade que não muda e está além de todos os fenômenos. Se aceitarmos que o tempo surge da consciência, podemos escolher uma "fisiologia da imortalidade". Mesmo quando crianças, sentimos que há algo imutável em nós. Os sábios chamam isso simplesmente de "Eu". O mundo é um fluxo de Consciência. Nossa principal tarefa é nos conectarmos profundamente com o nosso "Eu".

Não somos vítimas do envelhecimento, da doença e da morte. Eles fazem parte do cenário, mas não do observador. A vida, em sua essência, é criatividade. Se você tocar a consciência, tocará o núcleo criativo. Você se torna uma vítima somente quando se esquece de Quem Você É. Perdendo a consciência de Si Mesmo: "Perder a razão é perder a razão e, com ela, o poder sobre o seu corpo, seu produto final."

Nenhum comentário:

Postar um comentário